Biografia: Adele

Adele Laurie Blue Adkins (Londres, 5 de maio de 1988), mais conhecida como Adele, é uma cantora, compositora e multi-instrumentista britânica. Nasceu em Tottenham, Londres e foi criada no sul da cidade. Começou a cantar aos quatro anos de idade e iniciou sua carreira no cenário artístico em 2006, após se graduar na BRIT School for Performing Arts and Technology e assinar um contrato com a XL Recordings. Adele foi descoberta pela gravadora através de demos musicais postadas em seu perfil no MySpaceFoi a primeira artista a receber o prêmio Critics’ Choice do Brit Awards e foi nomeada Artista Revelação, em 2008, pelos críticos da BBC. Adele é membra da Excelentíssima Ordem do Império Britânico desde 2013, ao ser condecorada pelo príncipe Charles recebendo o título de Miss Adele Adkins, MBE por suas contribuições para a indústria fonográfica britânica. Entre os principais prêmios vencidos durante sua carreira estão quinze Grammy Awards, nove Brit Awards, um Golden Globe Award e um Oscar.

Em janeiro de 2008 lançou seu disco de estreia 19, o qual rendeu quatro singles e recebeu dois prêmios Grammys. Adele alcançou o auge da carreira ao lançar seu segundo álbum 21, com o qual bateu vários recordes e dominou as paradas de sucesso dos Estados Unidos e Reino Unido, com o single “Rolling In The Deep”. 21 já vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo todo. O sucesso fez Adele receber várias menções no Guinness Book. Por ser a primeira mulher a ter ao mesmo tempo, dois singles e dois álbuns simultaneamente no top 5 das paradas britânicas, fato esse, que só a banda The Beatles tinha alcançado em 1964, por ser a primeira artista a vender mais de 3 milhões de cópias de um álbum em um ano no Reino Unido e depois com o terceiro single do álbum, “Set Fire to the Rain”, por se tornar a primeira artista da história a liderar a Billboard200 consecutivamente três vezes no primeiro lugar. A revista Billboard nomeou Adele a Artista do Ano de 2011. Ela também superou recordes de artistas como Michael Jackson, Oasis, ‘N Sync, Whitney Houston, Madonna e Beyoncé.

Em 28 de outubro de 2011, a Columbia Records anunciou que Adele passaria por uma cirurgia nas cordas vocais e ficaria um longo período em repouso. Ela voltou a se apresentar somente em fevereiro de 2012, na cerimônia dos Grammys. Adele teve uma hemorragia nas cordas vocais durante uma apresentação em uma rádio francesa. Contudo, lançou seu álbum de vídeo Live at The Royal Albert Hall em 29 de novembro de 2011, cuja gravação ocorreu em 22 de setembro. Em fevereiro de 2012, em uma entrevista ao programa americano 60 Minutes, a cantora disse que a cirurgia foi um sucesso e que não poderia ser melhor.

Em 2012, foi citada na quinta posição da lista das “100 Grandes Mulheres da Música” pelo VH1Já pela revista americana Time, ela foi eleita uma das pessoas mais influentes do mundo. A cantora também foi listada na sexta posição da lista das celebridades com menos de trinta anos mais bem pagas e bem sucedidas de 2011, pela Forbes. Em 2013, Adele foi listada como a décima quinta artista mais sexy da VH1. No dia 3 de julho, foi exposta sua estátua de cera no Museu Madame Tussauds, em Londres.

Segundo o Sunday Times, em 2015 pelo quarto ano consecutivo Adele foi apontada como a artista britânica com menos de 30 anos mais rica do Reino Unido. Em 2017, sua fortuna foi estimada em 147 milhões de euros. Em dezembro de 2015 foi estimado que, entre singles e álbuns, Adele tenha mais de 100 milhões de vendas, tornando-a uma das artistas musicais recordistas de vendas no mundo.

Comentários no Facebook