Concerto Internacional em Santa Catarina: Reboleo Duo

No dia 25 de maio, às 19h, Santa Catarina terá a honra de receber um evento musical internacional de destaque: o Reboleo Duo, formado pela pianista uruguaia Mariana Airaudo e pelo saxofonista americano Preston Duncan. Este duo, que combina talentos excepcionais em uma fusão única de piano e saxofone, promete noites inesquecíveis de música e emoção.

Mariana Airaudo

nasceu em Montevidéu. Iniciou seus estudos de piano aos 5 anos com o professor Oscar Garbuio, depois estudou com Olga Fostik, Mario Martínez e concluiu a formação no conservatório com Victoria Schenini. Posteriormente ingressou na Escola Universitária de Música (2007) para a licenciatura em performance musical, opção piano, tendo aulas com Ana María Heguy, Carmen Navarro e Élida Gencarelli. Estudou Música de Câmara com o Maestro Roderigo Robles de Medina (Professor e pianista na CODARTS, Rotterdam-Holanda) e piano através de bolsa obtida em concurso SUDEI (Sociedade Uruguaia de Intérpretes) com o Maestro Luis Pérez Aquino do Uruguai. Recentemente concluiu um curso de mestrado em Música de Câmara e Acompanhamento no Departamento de Música Clássica da CODARTS (Universidade de Artes) de Roterdã, Holanda.

Participou de master classes com Sander Sittig (CODARTS Holanda), Maarten Hillenius (CODARTS Holanda), Fernando Pérez (Argentina), Carlos Cebro (França-Uruguai), Roderigo Robles de Medina (CODARTS Holanda), Miguel Angel Scebba (Argentina), Gustavo Cardinal (Uruguai-EUA), Ben Loeb (EUA), Ney Fialkow (Brasil), Guigla Katsavara (França), Beatriz Alessio (Brasil), Ilaria Baleani (Itália), Juan Manuel Quintana (Argentina) e Enrique Graf (Uruguai-EUA).

Fez cursos de canto e piano com Eduardo Gilardoni, Fernando Pérez (Argentina) e Susana Cardonnet (Argentina). Formou-se no Conservatório Integral de Música (Diretores: Victoria Schenini e Mario Martínez) em 2000, obtendo o título de Professora de Piano e Solfejo.

Atua como professora de piano no Conservatório Integral de Música, com destacadas atuações de seus alunos no Concurso Nacional de Piano de Montevidéu e em Cursos e Festivais Internacionais de Música.

Participou em vários concertos da Associação Mulheres na Música, dando recitais como solista e acompanhante em diferentes espaços do país.

Participou do Festival de Música de Bagé no Brasil, dando recitais de repertório nacional (2011-2012-2013) e do Semeando Talentos em Montevidéu (2011-2012-2013-2014).

Atuou como professora/pianista no curso de Formação Continuada “Famosos Concertos de Contrabaixo” da Escola Universitária de Música juntamente com o Maestro Carlos Weiske (outubro de 2011). Também já trabalhou como pianista acompanhante na Escola Universitária de Música.

Deu recitais como solista com orquestra na Camerata Juvenil do MEC sob a direção do Maestro Carlos Weiske, com a orquestra “Da Capo” e a “Camerata Assai” sob a direção do Maestro Bruno Gonzalez Genta, com a Orquestra Clássica de Montevidéu sob a regência do Maestro Gian Di Piramo, com o Duo de Piano Airaudo-Robles de Medina com a Orquestra da Universidade do Rio de Janeiro.

Como solista, deu recitais no Brasil, Argentina, México, EUA, Holanda, Inglaterra, França e nos mais prestigiados locais do Uruguai.

Foi vencedora do concurso “Las Cuerdas” organizado pelo Centro Cultural Espanhol juntamente com o violoncelista Agustín Moreno, dando um recital no Teatro CCE (2011).

Tem dado concertos para a Associação Mozarteum Uruguai e Concertos do Oriente.

Participou como solista do ciclo “Concertos do Bicentenário” do Centro Cultural Espanhol, interpretando música uruguaia de repertório pouco conhecido, gravando um CD com Eduardo Gilardoni, Ana Paula Segurola e Gabriel Schebor (2011).

Preston Duncan

Um performer e educador de renome internacional, baseado em Minneapolis, Preston Duncan foi aclamado por “demonstrar sua maestria no saxofone” (The Indianapolis Star) com “brilhantismo virtuoso” (Muncie Star/Press) como um “talento incrível” (Marvin Hamlisch).

Ele já se apresentou como solista em todo os Estados Unidos, América Latina e Europa. Atuou como solista em mais de 65 ocasiões com grandes conjuntos, incluindo a Orquestra Sinfônica de Indianápolis, La Grande Orchestre des Alpes de la Mer de Nice, a Filarmônica da Bowling Green State University, a Orquestra Sinfônica da Universidade de Minnesota e muitos outros. Internacionalmente, se apresentou em locais prestigiados como a Salle Verdi (Milão), a Embaixada Americana (Paris), o Conservatório Real (Bruxelas), o Circle Theater (Indianápolis), Roberto’s Winds (Nova York), UNAM Hall (Cidade do México), a Universidade Nacional (Taipei), o Teatro Solis (Montevidéu), o Conservatório Nacional (Zagreb), o Conservatório Nacional (San Jose) e a Disneylândia (Los Angeles).

Como músico de câmara, tocou com a Orquestra de Minnesota, o Indianapolis Pops, o Minnesota Pops, a Orquestra Sinfônica de Indianápolis e com artistas renomados como Rosemary Clooney, Azmira-Woodward-Page, Marvin Hamlisch e Jeremy Denk. Ele se apresentará este novembro com a Orquestra de Câmara de Saint Paul. Atualmente, é membro do Klonos Trio, um trio de saxofone e piano que encomenda e executa novas obras para trio de saxofone. Recentemente, lançaram um álbum intitulado “The Music of Marco Lombardi”.

Duncan foi agraciado com uma Bolsa Fulbright para Paris, França. Ganhou vários prêmios, incluindo o 1º lugar na Competição Nacional de Sopros MTNA. Foi o performer e educador destacado no 1º Festival Nacional de Saxofone de Taiwan, no 12º Encuentro Universitario Internacional de Saxofón na Cidade do México e no Saxfest Costa Rica. Neste inverno, realizará recitais solo na Espanha, Portugal, Argentina, Uruguai e Minnesota!

Atualmente, Duncan ensina saxofone na Universidade de Minnesota. Durante o verão, leciona no Calizzano Creative Saxophone Festival na Itália e é diretor do Twin Cities Saxophone Camp na Universidade de Minnesota. Ele também ensinou no Ticino Music Festival e foi diretor do acampamento de saxofone no Shell Lake Arts Center em Wisconsin.

Ele é um entusiasta defensor da música nova, tendo encomendado e estreado obras de Kelly-Marie Murphy, Bernard Rands, Marco Lombardi, Kenneth Fuchs, Felipe Perez Santiago, Joan Tower, Marco Lombardi, Luca Faldini e muitos outros. Duncan toca exclusivamente no saxofone Buffet Senzo e usa palhetas Légère.

 

Reboleo Duo: a união musical de Mariana e Preston!

Juntos, Mariana Airaudo e Preston Duncan formam o Reboleo Duo, cativando o público com uma mistura única de piano e saxofone. Sua paixão pelo tango e pela música de câmara é evidente em cada performance, caracterizada por uma combinação de virtuosidade e sensibilidade. O duo já encantou plateias ao redor do mundo, e agora traz essa experiência musical para Santa Catarina.

Programa do Concerto

  1. Valse Vanité (1923) – Rudy Weidoeft (1893-1940)
  2. Tango-Etudes (1987) – Astor Piazzolla (1921-1992)
  3. Romance (1893) – Amy Beach (1867-1944)
  4. La Muerte de Ángel (1962) – Astor Piazzolla (1921-1992)
  5. Escapades (Catch me if you can) (2003) – John Williams (b. 1932)
      1. Closing in
  6. Fantaisie Brillante – sur des Aires de Carmen (1900) – François Borne (1840-1920)
    • (arr. Iwan Roth)
  7. Estrellita (1912) – Manuel Maria Ponce (1882-1948)
    • (arr. Tomoyuki Asakawa)

Agenda

CONCERTO 1

Data: Sábado, 25 de Maio de 2024
Horário: 19:00
Local: Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Balneário Camboriú

CONCERTO 2

Data: Domingo, 26 de Maio de 2024
Horário: 17:00
Local: Escola de Música Harmonia em Camboriú

Share this…
Share on Facebook
Facebook

Comentários no Facebook