Violão Popular
O violão popular nada mais é do que o acompanhamento de ritmos e músicas populares pelo violão, no exemplo de ritmos como o MPB, samba, bossa nova, música sertaneja, rock, blues, xote, dentre outros muitos ritmos musicais de todo o Mundo. O violão popular ao contrário do que muitas pessoas pensam não é mais simples do que o erudito, a diferença é que cada um vai priorizar o progresso de estudos técnicos e teóricos diferentes de acordo com seu estilo. Os músicos que estudam violão popular tendem a progredir mais em assuntos de harmonia, improvisação, e nas técnicas que giram em torno de seus ritmos populares, na maioria das vezes lendo cifras e tablaturas.
Se utilizam tipos de violões variados no ritmo popular, devido a diversidade de ritmos diferentes. Sendo assim vamos encontrar instrumentos com cordas de aço ou de nylon, com corpo largo ou fino, com braço largo ou fino, de baixo custo ou alto custo. Se você pretende aprender a tocar, vale a pena verificar qual instrumento está mais de acordo com o ritmo que gosta como vimos no artigo que fala sobre Como comprar um violão. Quanto à postura ao segurar o instrumento, no violão popular se utiliza a perna cruzada ou o apoio do pé em algum lugar um pouco mais elevado que o chão como na madeira que cruza a perna de um banco quando se está sentado, para que se tenha uma firmeza na hora de tocar.
O que é Violão Erudito?
O violão erudito é o acompanhamento de músicas eruditas por um violão com cordas normalmente de nylon, lembrando que existem violões específicos para uma característica erudita tanto sonora quanto técnica, já que alguns modelos dificultam a técnica erudita por conta das casas grandes e braços largos que vão dificultar as aberturas dos acordes. As peças tocadas normalmente são instrumentais com blocos onde encontramos melodia, harmonia e baixo em uma só linha de violão, por isso se utilizam técnicas como dedilhado para tocar estas músicas e não palhetas, mas é importante lembrar que existem variações técnicas e de tipos de composições diferentes de acordo com o criador de cada peça e período histórico, por exemplo: Alguns executores utilizarem unhas grandes e outros não.
O violão erudito é muito conhecido como “Violão Clássico” pelo fato de o período do Classicismo ter grandes compositores que marcaram a história erudita como “Mozart”, no entanto existem outros períodos históricos com grandes compositores eruditos. É importante lembrar que pela forma na qual o violão erudito é tocado, as músicas são escritas e lidas em partituras, por isso há grande desenvolvimento em leitura musical e divisão rítmica pelas pessoas que optam por tocar peças eruditas. Quanto à postura, na maioria das vezes se segura o violão erudito apoiado entre as pernas para dar uma boa firmeza para coisas como abertura de acordes e alcance nas casas mais agudas ainda que o violão não tenha recuo. Na foto Andrés Segovia