You are currently viewing Aluísio Coelho

Aluísio Coelho

É violonista e compositor brasileiro.

Nascido na cidade de Maringá, começou a estudar violão em 2000. Em 2006 terminou seus estudos na Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá (EMU), onde estudou violão com Roberto Baldassi. Ainda na mesma escola, estudou Contraponto, história da música e harmonia com Rael Toffolo.

Em 2010 terminou seu bacharelado em violão na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), onde estudou violão com Orlando Fraga. Nesta época já fazia parte do Duo Lúdico, duo de violões criado junto com Luciana Lozada e ganhador do 1° lugar no “Concurso latino-americano Rosa Mística”.

Em 2011 iniciou seu mestrado em composição na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em seu mestrado, estudou a vida e obra do compositor e violonista brasileiro Sérgio Assad. Em 2013 defendeu a dissertação intitulada “A música para violão de Sérgio Assad: um panorama composicional através da análise intertextual” com a orientação de Norton Dudeque.

Em 2017 terminou seu doutorado em performance pela Université de Montréal (UdeM/Canadá), focado nas técnicas estendidas no repertorio para violão do século XX e XXI. Foi
orientado por Peter McCutcheon.

Nos últimos anos, Aluísio tem se dedicado bastante à composição. Foi um dos compositores selecionados para o projeto “Novas 2” e teve sua obra “Entre Sinos e o Invisível” gravada pela violonista Elodie Bouny. Já apresentou obras em importantes festivais brasileiros como o “Panorama da Música Brasileira Atual”, “Festival de Música Cidade Canção”, “Festival Jacarezinhense da Canção”, entre outros. Escreveu também a música tema para a peça de teatro “Seu Nome é João”, peça sobre a vida e obra do escultor paranaense João Turin.

Além de músico concertista, Aluísio Coelho se dedica a outros projetos musicais.

Na área da música antiga, é integrante do grupo “Trovadores” e “Illvminata”, onde toca alaúde, instrumentos de percussão e outros instrumentos de cordas pinçadas.

Fez parte do processo de arranjo, gravação e performance do projeto “Som-de-Brinkedo”, liderado pelo escritor e compositor Marcelo Brum Lemos. Neste álbum, tocou principalmente contrabaixo elétrico, viola caipira e violão.

Além disso, foi integrante dos grupos “Consort EMBAP”, “Prima Prattica Consort” e “Orquestra de Violões da EMBAP”.

Acompanho Aluísio Coelho nas redes sociais:
Confira seu site: aluisiocoelho.com
Facebook/aluisiocoelho;
Youtube/aluisioviolao;
Spotify/aluisiocoelho;

Comentários no Facebook