Ciclo de Concertos em Harmonia – Comentários Concerto III

Desta vez tivemos um programa todo em língua espanhola, dividido em dois grupos: E da Espanha e o da Argentina, onde Fernando de Carli garantiu a diversão alternando, em ambos, sucessos mais que consagrados com preciosidades dramáticas.

Já pelo sotaque impecável, possibilitou aos ouvidos habituados ao idioma identificar de que lado do oceano estávamos. Com casa praticamente lotada conseguiu romper o comportamento habitual de só se aplaudir de pé ao final do último número, arrancando ovações emocionadas em vários momentos ao longo do espetáculo.

E não é para menos. A receita do bolo conseguiu satisfazer até os mais exigentes dentre a seleta plateia de solistas, coralistas, professores de canto e música, e aficionados.

No bloco europeu, nos trouxe nada menos que Obradors e uma magnífica interpretação da ária da Zarzuela(*)! Já no bloco hispano americano se espalhou nos tangos consagrados, e encantou com as peças de Ariel Ramirez e, claro, a de Piazzola! Tudo com seu timbre cheio, potente e caloroso, uma afinação exemplar e recitativos no mínimo emocionantes.

Contudo consegui sair do espetáculo com uma nota de desapontamento porque o bis escolhido pela plateia foi, claro, “Granada”! E eu queria ouvir de novo “La Bicicleta Blanca”, que me trouxe a lembrança de Amelita Baltar, cantando Piazzola em uma pequena casa noturna nos subsolos de Buenos Aires.

(*)Zarzuela é uma espécie de opereta de rua característica da Espanha. Enraizada no folclore, eventualmente é considerada a base da identidade e tradição operística do país.

Daniel Paranhos
Camboriú, 19 de fevereiro de 2022.

O Concerto do Fernando e do Damián teve “um pé lá, na Espanha e outro cá, na Argentina”, nas palavras do cantor. Lindas canções espanholas e a dramática Granada, seguida de tangos com uma performance magnífica. Entre textos declamados e técnica de canto lírico de tirar o fôlego, as interpretações tanto do canto quanto do piano cativaram o público, que só respirava desfrutando de tão brilhante interpretação. Foi uma noite mágica, única e especial.

Letícia Liberato
Camboriú, 19 de Fevereiro de 2022.

 

Share this…
Share on Facebook
Facebook

Comentários no Facebook