Ciclo de Concertos em Harmonia – Comentários Concerto IV

Encantar uma plateia alternando sucessos consagrados com peças mais dramáticas é sinal de competência! Mas arrancar ovações a partir de um programa dedicado a um autor praticamente desconhecido, isto sim é uma proeza e tanto!

E foi desta forma audaciosa, com seu timbre potente e aveludado, resultado de talento e um trabalho contínuo com a voz, que Douglas Hahn concluiu a realização deste projeto digno dos grandes centros de atividade cultural de dentro de fora do país.

Sir Francesco Paolo Tosti  KCVO (*) (9 de abril de 1846, Ortona , Abruzzo  – 2 de dezembro de 1916, Roma ) foi um compositor e professor de música italiano. (Wikipedia) Quase esquecido pelas plateias de hoje, mas muitíssimo apreciado entre cantores, sempre foi figura obrigatória no repertório da maioria dos cantores, incluindo Alessandro Moreschi, Mattia Battistini, Nellie Melba, Enrico Caruso e Luciano Pavaroti.

Hahn enfatiza que o canto, e todos os seus recursos devem servir a um único propósito: comunicar a emoção da poesia que se está cantando. A voz possui um verdadeiro universo de possibilidades sonoras, e que se pode aperfeiçoar e ampliar ao longo do tempo de estudos. Mas será de pouca valia se não for colocado a serviço da expressão da própria alma e do que se canta.

(*) Cavaleiro Comandante da Real Ordem Vitoriana

Daniel Paranhos
Camboriú, 20 de fevereiro de 2022.

Referências:

Tosti: https://en-m-wikipedia-org.translate.goog/wiki/Paolo_Tosti?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc
Douglas Hahn: https://www.instagram.com/hahndouglas/
https://www.facebook.com/douglas.hahn1
https://br.linkedin.com/in/douglas-hahn-81072239

Share this…
Share on Facebook
Facebook

Comentários no Facebook