Como apreciar um concerto

Como apreciar um concerto

NA HORA!

Durante um concerto, qualquer movimentação perturba a execução da obra. Portanto, seja pontual e respeite o fechamento. E, se precisar trocar de lugar ou sair antes do fim da apresentação, aguarde o término de uma peça.

O SILÊNCIO É O ESPAÇO DA MÚSICA

Conversas e pequenos barulhos incomodam muito quem está ao seu lado. Sussurros, batidinhas com as mãos, manuseio de objetos pessoais, tudo isso fere o silêncio, essencial para a música acontecer.

APARELHOS CELULARES

Não se esqueça de desligar o seu celular ou outro aparelho sonoro. Além do barulho, qualquer luz acesa durante o concerto, atrapalha quem está por perto.

APLAUSOS

Nos concertos, aplausos têm hora certa. As pequenas pausas não indicam o término da obra; assim, para saber se o momento de aplaudir chegou, acompanhe o programa de concerto, que informa o número de movimentos de cada peça. Vale também ficar de olho na atitude e nos gestos dos músicos.

NOTAS DE PROGRAMA

O programa de concerto é elaborado com a colaboração de diversos profissionais. Aproveite esta oportunidade a mais para conhecer música, compositores e intérpretes.

O QUE VESTIR

Não existe roupa certa para se ir a um concerto. Nossa sugestão é que você escolha algo confortável, mas que, ao mesmo tempo, demonstre respeito pela performance dos músicos.

TOSSE

A tosse perturba a concentração dos músicos e da plateia. Então, se você estiver em um daqueles dias em que a garganta não dá paz, tenha sempre por perto um lenço ou uma pastilha, e, nesse caso, escolha embalagens silenciosas.

Comentários no Facebook