You are currently viewing Fique por dentro do que será apresentado no Concerto do dia 15 de abril de 2018 por Marcos Pablo Dalmacio

Fique por dentro do que será apresentado no Concerto do dia 15 de abril de 2018 por Marcos Pablo Dalmacio

Nesta oportunidade, o programa será dedicado a compositores de duas gerações, aqueles que nasceram no último quarto do século XVIII e os que nasceram com o alvorescer do novo século. A primeira parte estará dedicada a uma das personalidades mais importantes na história do violão: Fernando Sor. Suas obras são uma perfeita amostra do equilíbrio entre a elegância e a expressão, o controle da forma e as exigências técnicas. Marcos Pablo Dalmacio interpretará dois estudos breves e a última grande obra que Sor escrevera: a Fantasie Elegiaque opus 59, umas das obras primas de toda a literatura violonística, composição de enorme carga expressiva, escrita nos ltimos anos de vida do autor.

Escute a Marcos Pablo Dalmacio interpretando uma obra de Sor aqui

 

Na segunda parte, escutaremos 4 caprichos de Luigi Legnani, um virtuoso do violão, que escreveu 36 pequenas peças intituladas capricho, como resposta aos famosos 24 para violino solo de Niccolò Paganini.

Escute a Marcos Pablo Dalmacio interpretando um capricho de Luigi Legnani num concerto no teatro de Balneário Camboriú

 

Os compositores Napoleon Coste e Johann Kaspar Mertz são da geração romântica, nasceram em 1805 e 1806 respectivamente, portanto, contemporâneos exatos de grandes nomes como Chopin, Mendelssohn, Schumann e Liszt. Alguns ecos da música para piano destes mestres pode ser ouvida nas obras de Mertz, cujos títulos também remetem diretamente ao mundo de Schumann e Mendelssohn.

Escute a Marcos Pablo Dalmacio interpretando obras de Johann Kaspar Mertz num concerto em Brasília

PROGRAMA

 

PRIMERA PARTE

Estudo em Mi menor Opus 6 n° 11
FERNANDO SOR
(Espanha 1778 – França 1839)

Fantaisie Élégiaque Opus 59
FERNANDO SOR
Mouvement de prière religieuse Opus 31 n° 23

 

 

SEGUNDA PARTE

4 Caprichos do Opus 20
LUIGI LEGNANI
(Itália 1790-1877)

– N° 9 em Mi m – Largo-Recitativo-Allegro-Largo
– N° 2 em Mi m – Allegro
– N° 33 em Ré M – Pollacca
– N° 7 em Lá maior – Prestissimo

Andante en La mayor Opus 39
NAPOLEON COSTE
Estudio Opus 38 n° 7
(França 1805-1883)
Estudio Opus 38 n° 22

4 piezas del Barden-Klänge Opus 13
 JOHANN KASPAR MERTZ
(Austro-Húngaro 1806-1856)

– Sehnsucht
– Capriccio
– Liebeslied
– Fingals-Höhle

 

 

Salientamos que este concerto será interpretado com uma guitarra romântica, um antecessor direto do violão que conhecemos hoje, mas com um formato e um som diferentes. Marcos é um dos poucos intérpretes no Brasil que se dedica profundamente a este instrumento e seu repertório, realizando concertos, palestras e masterclass em universidades e festivais de música por todo o país e no exterior. Recentemente tem lançado uma nova publicação, um livro dedicado a uma importante obra de outra grande figura do século XIX, Mauro Giuliani. O livro está disponível na Escola de Música Harmonia, e também sua versão em e-book aqui.

 

Conheça a página web de Marcos Pablo Dalmacio marcospablodalmacio.com

E o blog dedicado ao violão, cheio de conteúdos gratuitos elmundodelaguitarra.com

Comentários no Facebook