Diferença entre Órgão, Cravo e Piano.

Órgão

A principal diferença é entre órgão de um lado, e piano e cravo de outro. Enquanto nestes dois o som é produzido pela vibração de cordas, no órgão as notas saem com a passagem do ar por tubos verticais. O órgão não tem cordas. Quanto uma tecla é acionada, ela libera passagem de ar por um certo tudo, e cada um deles produz um timbre diferente. Dependendo do órgão, pode ter centenas de teclas e tubos. 

Piano

O piano possui cordas que vibram quando acionadas pelas teclas. Essa vibração que gera o som. Um sistema mecânico faz com que as cordas recebam um impacto de uma peça (martelo) toda vez que o pianista toca uma tecla – e ele ainda pode controlar a força com a qual a corda é percutida. O piano possui 88 teclas e mais os pedais, que servem para prolongar, suavizar e até abafar a vibração das cordas. 

Cravo

Externamente, o cravo difere do piano por não ter pedais e por ser menor – ele tem as teclas mais finas que o piano. Mas o que muda mesmo é a parte mecânica. No cravo, as cordas não recebem impacto, elas são “beliscadas”, de um jeito parecido ao que os dedos fazem ao tocar um violão. Isso impede que o cravista mude a intensidade do som. Não adianta bater na tecla com mais força. O som é sempre o mesmo. 

Veja fotos do interior do Piano e Cravo.

Cravo 

Piano

Nos links abaixo confira músicas que contém os instrumentos citados acima:
Órgão

Cravo

Piano

https://www.youtube.com/watch?v=0Bvm9yG4cvs

Share this…
Share on Facebook

Facebook

Comentários no Facebook