O que é improvisação musical?

Improvisar é ser capaz de desenvolver uma estrutura musical interessante em tempo real. Ou seja, criar uma melodia, um ritmo, um conjunto harmônico, sempre de maneira original em determinado período musical. 

A improvisação pode ocorrer em três espécies:

1 | A improvisação livre ocorre quando não se estipula uma forma ou estrutura, ritmo ou conjunto de notas. Veja:

2 | A improvisação pode ser sobre a forma de uma composição, elencado tonalidade, ciclos harmônicos, estilo e gênero. Veja:

Ainda sobre o mesmo contexto da forma vamos ouvir Hermeto Pascoal e Elis Regina na interpretação de Garota de Ipanema, de maneira totalmente improvisada.

 

3 | A improvisação pode se consolidar por variação melódica, ou seja, da mesma maneira que pela forma, induzirá o ouvinte a uma outra experiência concebendo pequenos contrastes com a expectativa que lhe é original.

Neste contexto vamos ouvir a interpretação sobre o choro, concebendo variações seguidamente em contraponto ou sobre a estrutura original e da mesma maneira sobre o desenvolvimento composicional de Egberto Gismonti. 

Cada forma de se improvisar propõe valores exclusivos, e sua aprendizagem está relacionada aos desenvolvimentos da expertise no instrumento. A improvisação também é um excelente método para o desenvolvimento da composição.

Para tanto saber improvisar deve-se constituir de um primeiro passo: desenvolva referência estética, ou seja, faça apreciação, escute seguidamente o estilo que pretende dominar quanto improvisador!

 

 

 

 

Fonte: https://souzalima.com.br/blog/o-que-e-improvisacao-musical/

Share this…
Share on Facebook
Facebook

Comentários no Facebook