Theremim

Léon Theremim o inventor russo foi criador do theremim, considerado o primeiro instrumento eletrônico e cultuado por vários artistas.

O artefato foi fruto de pesquisas em torno de sensores de proximidade, financiadas pelo governo russo em meados da primeira guerra mundial. Léon era um inventor e músico aos 21 anos de idade quando criou seu theremim, um instrumento que gera som sem qualquer contato do músico: o objeto curioso tem um formato de caixa, semelhante aos rádios antigos movidos à válvula, com uma longa antena. O inventor patenteou seu instrumento em 1927, que não demorou para ser comercializado pela RCA.

Abaixo o próprio inventor do Theremim dá uma palhinha da sua criação:

O músico precisava ficar em pé para tocar seu instrumento, já que seu gabinete era bastante alto. Com uma das mãos, o instrumentista capta e controla o volume e a frequência, sem que encoste no instrumento. O som vem das antenas, que reagem a qualquer movimento do corpo.

Veja o inventor ao lado de seu Theremim:

O instrumento causou estranheza em alguns. Mas teve gente que logo viu potencial no som diferente do theremim. A primeira embaixatriz do artefato foi a russa Clara Reisenberg Rockmore, conhecida por ser a maior theremista de todos os tempos, espalhando a fama do theremim pelo país ainda nos anos 30.

Por dentro do theremim

Mas os nomes conhecidos que usaram o teremim ficaram conhecidos depois. O The Beach Boys usou o instrumento em Good VibrationsBrian Wilson chegou a admitir que resolveu usar o theremim porque ele tinha medo do som do instrumento quando era criança. Então, para exorcizar esse medo, ele decidiu usar o instrumento no compacto, que recebe o nome de “boas vibrações”.

Aqui no Brasil, ainda nos anos 60, os responsáveis pela popularização do theremim foram Os Mutantes. De fato, o instrumento tinha a cara do som desconstruidão e moderno feito pelo trio.

Rita Lee levou o instrumento para a sua carreira solo. Décadas mais tarde, a diva do rock brasileiro ainda dava um show (literalmente) com sua performance no theremim.

O maestro Jorge Antunes viu no teremim um aliado para o seu som eletrônico-experimental, ainda nos anos 60. O instrumento foi usado em seu álbum mais icônico, considerado o primeiro disco brasileiro de música eletrônica.

Saltando um pouco no tempo: o Pato Fu, que sempre experimenta instrumentos novos (vide o disco tocado apenas com instrumentos de brinquedo), usou o theremim em uma de suas faixas mais populares, a versão de Eu.

Atualmente, o theremim não é mais o trambolhão que era na época de sua invenção: o instrumento ganhou ares de modernidade em versões coloridas e compactas. E de lá pra cá, vários músicos importantes usaram o artefato: Portishead, Blur, Dinosaur Jr, Fishbone, Fugazi, Linkin Park, Luna.,Marilyn Manson…

fonte: https://www.cifraclubnews.com.br/especiais/122403-conheca-o-avo-dos-instrumentos-eletronicos-amado-pelo-led-e-mutantes.html

Share this…
Share on Facebook
Facebook

Comentários no Facebook